Virtual Guia

Olá! Seja bem-vindo. Hoje é terça-feira, 13/11/2018 14:20:57.

Ainda não é usuário? Cadastre-se. É Grátis! | Efetuar login

Categorias

Notícias

09/08/2010 Secretaria da Saúde de Itapeva promove projeto para aux. e téc. de enfermagem


A secretaria municipal da Saúde de Itapeva, por meio do departamento de Educação Permanente está promovendo mais um curso para os funcionários da Saúde, desta vez os técnicos e auxiliares de enfermagem da rede básica foram contemplados e estão participando do Projeto Progredir.

Segundo o psicólogo, o objetivo do projeto é contribuir para a melhoria da qualidade e do nível da saúde do trabalhador, como medidas da promoção da saúde e prevenção de agravos resultantes da relação trabalho – ambiente – consumo – saúde.

“A nossa proposta é realizar ações de promoção, prevenção e de recuperação da saúde dos trabalhadores da Saúde. Em 2009 iniciamos este projeto com um determinado foco para os Agentes Comunitários de Saúde e em 2010 vamos trabalhar com os técnicos e auxiliares de enfermagem”, diz João.

No próximo dia 13 de agosto, sexta-feira, acontece mais um
encontro, no salão nobre da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, cedido gratuitamente à secretaria da Saúde, a partir das 8h30.

O Projeto Progredir está sendo desenvolvido de acordo com as diretrizes do Plano Regional de Saúde do Trabalhador, realizado pelo Cerest. Cada encontro tem no máximo 12 participantes, com até quatro horas de duração. “Nós desenvolvemos dinâmicas, levantamos questões que ampliam a visão de mundo, do conhecimento e das relações”, conta Resene.

O psicólogo disse também, que o projeto vem de encontro com a grande ocorrência de queixas e sintomas de depressão, desmotivação, estresse, tensão emocional, dificuldades na área de relações pessoais e interpessoais, irritabilidade, baixa produtividade, má qualidade dos serviços prestados, entre outros problemas, que se observou a necessidade de uma proposta de cuidado e atenção desse público.

Projeto Progredir - O curso teve inicio em maio de 2010 e vai até outubro deste ano. O projeto foi dividido em seis encontros e no mês de novembro será realizada uma confraternização com todos os profissionais da área, que são mais de 100 atualmente trabalhando como técnico e auxiliar de enfermagem no município.

Para o psicólogo clínico, João que trabalha em vários setores da secretaria, o corpo de enfermagem nas unidades básicas de saúde é a estrutura do trabalho para os cuidados preventivos e de promoção da saúde nas comunidades. Portanto, para ele durante esses encontros é proporcionado modestamente um suporte de apoio. “Nós pretendemos que eles resgatem sua autoestima e identidade profissional e tenham a possibilidade de autodesenvolvimento pessoal e de realização no comprometimento, enquanto trabalhadores da enfermagem. Que possam melhorar seu olhar no que se refere ao cuidar e ser cuidado” ressalta João Resene.


Fotos

Comentários

Deixe seu comentário:

É preciso fazer login para escrever um comentário. Identifique-se e comente.