Virtual Guia

Olá! Seja bem-vindo. Hoje é segunda-feira, 22/10/2018 10:32:22.

Ainda não é usuário? Cadastre-se. É Grátis! | Efetuar login

Categorias

Notícias

03/12/2012 Saúde realiza Seminário de Prevenção de Violência e Cultura de Paz

Por: Juliana

A Secretaria Municipal da Saúde de Itapeva, através do “Núcleo de Prevenção de Violências e Cultura de Paz”, com apoio da “Comissão Intersetorial de Prevenção de Violências” realizou no dia 23 de Novembro o “II Seminário de Prevenção de Violências e Cultura de Paz”.

A Comissão, criada através do Decreto Nº 7 190 , em 17 de Outubro de 2011 , cujos membros foram nomeados pela Portaria Nº 4 932 em de 20 de Março de 2012, mantêm reuniões mensais, geralmente realizadas no Auditório da secretaria da saúde, contribuindo com o fortalecimento da Rede de Atendimento à Violência e estimulando a Notificação de todo tipo de Violência Doméstica, gerando dados, que registrados no SINAN (Sistema de Informações de Agravos de Notificação), oferecem subsídios para o planejamento de Políticas Públicas de Saúde.

O evento que contou com a presença do secretario municipal da saúde Marco André Ferreira D’Oliveira e representando o secretario da Defesa e Ação Social a Sra. Elizabeth do Roccio, o evento contou com profissionais de diversos setores da Ação Social e da Saúde, participando mais de 130 Agentes Comunitários, Equipe do NASF, Agentes de Controle de Vetores, entre outros profissionais que trabalham diretamente com a população em atividades de campo.

O principal objetivo foi levar ao conhecimento dos participantes a “Rede de Atendimento as Pessoas em Situação de Violências” existente no município. Dentro da proposta de Educação Permanente, uma vez que este é para esses profissionais, o 3º fórum de discussão sobre o tema neste semestre. Os primeiros encontros foram através do “Curso de Promotoras Legais”, realizado pelo Projeto RONDON , em parceria com a secretaria da saúde e depois, a capacitação em Notificação de Violência Doméstica com o apoio do GVE(Grupo de Vigilância do Estado) .

A data escolhida para o Seminário foi em levar em conta o dia 25 de Novembro, instituído como “Dia Estadual de Combate a Violência Contra a Mulher” pela Lei Nº14. 746, de 17 de Abril de 2012.

Através da GM Sra. Araceli Pereira M. Custódio foi estimulada a participação dos presentes a adesão a “Campanha em Desfavor a Legalização das Drogas” que resultou em um abaixo assinado.

Participaram como oradores: a Delegada de Polícia - Dra Gisele F.T. Pavan esclarecendo a Lei Maria da Penha, a assistente social - Dulcilaine Leutiviler – Impactos da Violência na Saúde, Conselho Tutelar com Débora Marcondes e Vera Uschoa Porquê , “Quando e Como Acionar o Conselho”; a Coordenadora do CREAS ( Centro de Referência Especializado em Assistência Social) Sra. Elizabeth do Roccio com o tema “Atuação Contra a Violação dos Direitos Humanos” , a psicóloga Valquíria Campos Camargo – “Atendimento do CREAS a indivíduos e famílias em situação de violência”, o CRAS( Centro de Referência de Assistência Social) , com a participação da psicóloga Joseane Bueno Camargo com o tema “Buscando Melhoria da Qualidade de Vida”;a Gerente Técnica do SAE( Serviço de Atendimento Especializado) Enf. Karen Grube esclarecendo o “Fluxo de Atendimento à Violência Sexual e a psicóloga do NASF Bernadete Ap. M. Santos que realizou dinâmica de sensibilização.

O esperado deste evento é em que os profissionais tenham saído mais sensibilizados quanto à importância de estarem atentas às questões da violência doméstica junto às populações das áreas de abrangência, notificando e possibilitando medidas pertinentes através de estratégias de intervenção com a utilização da Rede de Assistência as pessoas em Situação de Violência com conhecimento da rede e seus fluxos.


Fotos

Comentários

Deixe seu comentário:

É preciso fazer login para escrever um comentário. Identifique-se e comente.