Virtual Guia

Olá! Seja bem-vindo. Hoje é quarta-feira, 21/11/2018 02:09:30.

Ainda não é usuário? Cadastre-se. É Grátis! | Efetuar login

Categorias

Notícias

23/10/2010 Programa “Consciência Alimentar” do governo do Estado será implantado em Itararé


Na última quarta-feira (21), na cidade de Boituva/SP, aconteceu o 2º Encontro Regional dos “Agentes Multiplicadores” do Programa Consciência Alimentar lançado pelo governo do Estado.

A Prefeitura Municipal de Itararé foi convidada a participar deste encontro através da Secretaria de Assistência Social e Fundo Social, da Secretaria Municipal de Agricultura e da Secretaria Municipal de Educação. Estiveram presentes no evento representando todas estas secretarias, Eneide Aparecida Assis Paz Silva e Sabrina Holtz Maciel de Fazio, ambas representando a Assistência e o Fundo Social; José Eduardo Monteiro Waltenber e Paulo Cesar Wesgueber, ambos da Agricultura; Juliana de Fazio Holtz Azevedo, da Saúde; Aparecida Imaculada Pereira Silva, da Educação e a Nutricionista Gisleni Ribeiro Silva de Sá.

Na abertura do evento, a Coordenadora do Programa “Consciência Alimentar”, Aurora Limãos Bento disse da importância da presença dos sessenta e três municípios neste encontro, “pois todos serão agentes multiplicadores de uma alimentação mais saudável em todos os segmentos”, ideia esta, que segundo a coordenadora surgiu em 2002 mediante o pedido da então primeira dama do estado, Mônica Serra para que fosse feito um levantamento da saúde das crianças nas escolas da cidade de São Paulo. Atualmente, cerca de 40% da população brasileira está acima do peso. Nas crianças, essa taxa chega a ser de 11%. Várias pesquisas mostram que a obesidade pode aumentar o risco de ocorrência de doenças como diabetes, hipertensão arterial e doenças do coração. “Comer muito não significa comer bem”, disse um dos palestrantes do encontro e Diretor Executivo da CODEAGRO/SAA, Dr. Sinézio Jorge Filho.

Segundo ele, 75% dos gastos do sistema SUS poderiam ser reduzidos se houvesse uma orientação séria dos governos com relação a alimentação saudável, “e é este o objetivo deste nosso programa “Consciência Alimentar” que tenta reduzir o número de doenças crônicas não transmissíveis, as D.C.N.T's como uma forma de prevenção. Os representantes da agricultura de cada município participaram de uma palestra sobre organizações sociais e acesso às políticas públicas que foram ministradas pelo Coordenador do Instituto de Cooperativismo e Associativismo com a presença ainda dos diretores das EDRs.

Após a primeira etapa do encontro foram distribuídos “kits” para cada município participante que servirão como material de apoio para a implantação do programa nas cidades. Estes “kits” trazem informações sobre alimentação saudável, compra, conservação e preparo de alimentos, conceitos de higiene e aproveitamento integral


Fotos

Comentários

Deixe seu comentário:

É preciso fazer login para escrever um comentário. Identifique-se e comente.