Virtual Guia

Olá! Seja bem-vindo. Hoje é sábado, 18/08/2018 06:58:21.

Ainda não é usuário? Cadastre-se. É Grátis! | Efetuar login

Categorias

Notícias

02/04/2013 Prefeitura intensifica campanha contra tuberculose

Por: Assessoria de Imprensa de Itapeva-SP

No período de 04 a 15 de março, a Secretaria Municipal de Saúde de Itapeva realizou uma grande campanha de conscientização e coleta de exames para tuberculose no município. Foram coletados 899 exames de escarro e realizadas mais de duas mil visitas domiciliares realizadas por agentes comunitários de saúde, orientando os pacientes casa a casa sobre a doença e palestras nas unidades de saúde abrangendo aproximadamente 1.500 pessoas.
A gerente do Serviço de Assistência Especializada (SAE), Karen Grube Glauser diz que é importante dar continuidade à ação. “Qualquer pessoa que apresente tosse por mais de duas semanas deve procurar uma unidade de saúde e pedir o teste para tuberculose’, diz ela. Os exames são feitos gratuitamente durante o ano todo. “A tuberculose ainda é muito comum em Itapeva, e quanto antes iniciar o tratamento, mais fácil será a cura”, ressalta Karen.
A Tuberculose é mata cerca de 2 milhões de pessoas anualmente e tem tratamento e cura. A transmissão se dá de pessoa para pessoa, por meio da respiração, tosse, fala. O sintoma mais característico é tosse por mais de duas semanas (com ou sem escarro), acompanhada ou não de febre no final do dia, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço.
Embora seja tão perigosa, a tuberculose tem cura. O tratamento se dá por meio de antibioticoterapia oral, por um período de seis meses, sem interrupção. Em Itapeva o tratamento é realizado no SAE, em parceria com a Unidade de Saúde mais próxima ao domicilio do paciente, o qual realiza o acompanhamento da medicação.


Fotos

Comentários

Deixe seu comentário:

É preciso fazer login para escrever um comentário. Identifique-se e comente.