Virtual Guia

Olá! Seja bem-vindo. Hoje é segunda-feira, 15/10/2018 10:56:27.

Ainda não é usuário? Cadastre-se. É Grátis! | Efetuar login

Categorias

Notícias

19/04/2010 Negócios - Projeto Empreender é relançado em Itapeva

Projeto Empreender é relançado em Itapeva


A Associação Comercial de Itapeva (ACIAI) relançou na noite de quinta-feira, 15 de abril, o Projeto Empreender. Com o auditório Alcir Zacarias lotado, a entidade apresentou os novos núcleos a serem trabalhados pelo projeto, criado pela Confederação das Associações Comerciais do Brasil, pela Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo e pelo Sebrae. Inicialmente, vão participar os empresários dos setores Beleza, Automotivo e Alimentação. Outros grupos, no entanto, ainda podem ser criados.

O principal objetivo do projeto, segundo o presidente da ACIAI, Asdrúbal Gonçalves Neto, é o desenvolvimento do comércio. Através de uma metodologia específica, os empresários se organizam para discutir problemas e buscar soluções comuns àquele ramo ou atividade. “O Projeto Empreender dá força para quem quer trabalhar, quem quer crescer. É um projeto que ajuda quem quer ser ajudado”, explica o presidente.

Aline Fogolin, consultora da Facesp, conta que, de acordo com pesquisas, entre os motivos que levam o empresário a fechar sua empresa estão o isolamento e a visão de que outros empresários do mesmo ramo são seus concorrentes.

“A estratégia é promover o associativismo”, explica Aline. “Através do Empreender, os empresários identificam e detalham seus problemas comuns e então buscam, definem e executam as soluções”.

Hoje no Brasil 200 cidades atuam ativamente através do Projeto Empreender. São 75 segmentos, 500 núcleos setoriais no Estado de São Paulo e sete mil empresas envolvidas. Como resultado, esses empresários têm funcionários mais capacitados, aumento no número de clientes, melhor gestão na empresa e melhor representação do setor.

Para Ari Russo, vice-presidente da Regional Administrativa (RA) 10 da Facesp, entre as vantagens da união dos empresários através do Empreender está o fortalecimento do poder de compra. “Os micro e pequenos empresários enfrentam um problema severo, que é a falta do poder de compra. Com o Empreender, esses núcleos tendem a se desenvolver”, diz.

Durante as reuniões, os grupos de empresários vão contar contam com a orientação do agente Lucas Campolim, funcionário da Aciai que recebeu treinamento da Facesp e vai auxiliar na identificação de problemas, de necessidades, na troca de informações e experiências e na busca das soluções em conjunto.

Marcos Manaf, gerente do Escritório Regional do Sebrae no Sudoeste Paulista diz que o principal resultado do Empreender é colocar os empresários como iguais. “Podem ser grandes ou pequenos, os problemas são os mesmos”, afirma. “Utilizem o Empreender como uma escada para ver além do muro”, ensina.

Para a cabeleireira Marlene Moraes, que atua na área há mais de 20 anos e já confirmou presença no núcleo de Beleza, a proposta vem ao encontro das principais necessidades dos profissionais dessa área no município. “Precisamos regulamentar nossa profissão, temos muita coisa a fazer em conjunto”, diz.

Também prestigiaram o relançamento do Empreender em Itapeva os diretores da ACIAI Angélica Campolim, Jane Vieira, Ernesto Bonilha, Wagner Galli, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Armando Ribas Gemignani e o vice-prefeito Ulysses Tassinari (PV).

Reuniões – As primeiras reuniões com os grupos de núcleos setoriais vão acontecer ainda neste mês de abril. O núcleo Beleza vai se reunir no dia 26, o Automotivo vai se reunir no dia 27 e o núcleo Alimentação vai se encontrar pela primeira vez no dia 28. O agente Lucas Campolim avisa que quem quiser fazer parte ainda pode se inscrever. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (15) 3524-9090.


Fotos

Comentários

Deixe seu comentário:

É preciso fazer login para escrever um comentário. Identifique-se e comente.