Virtual Guia

Olá! Seja bem-vindo. Hoje é quarta-feira, 15/08/2018 03:38:52.

Ainda não é usuário? Cadastre-se. É Grátis! | Efetuar login

Categorias

Notícias

17/07/2012 Monitores do Acessa SP visitam posto da Vila Dignidade‏

Por: Bárbara Laranja

Cerca de 20 monitores do programa de inclusão digital Acessa São Paulo de vários municípios da região Sudoeste Paulista finalizaram curso de capacitação em Itapeva, na sexta-feira, 13 de julho. No último dia de treinamento, os monitores visitaram o posto da Vila Dignidade para conhecer e desenvolver projetos para pessoas idosas. Itapeva é a segunda região a receber, este ano, os técnicos do Programa Acessa São Paulo, iniciativa do governo do Estado que visa a democratização do uso da internet.
A monitora Rosa Momberg, do município de Angatuba, já atende e desenvolve projetos voltados a pessoas da 3ª idade. “No meu município, tento fazer um trabalho de iniciação com os mais idosos. Além de orientar na navegação, ensino os primeiros passos de digitação, o acesso a sites seguros e às ferramentas úteis”, explica.
“Para atrair a atenção da população de mais idade para a internet, mostramos que eles podem consultar receitas, conversar com parentes, ver fotos e notícias. É importante mostrar que os procedimentos são muito simples e que, com um pouco de paciência, eles conseguirão ser independentes”, completa a monitora de Angatuba. A monitora pretende adotar as técnicas e os conhecimentos adquiridos durante a capacitação para ampliar as ações no posto de Angatuba.
Durante o treinamento, os monitores foram capacitados para atender bem e orientar usuários sobre a melhor utilização da internet e das máquinas. “A proposta é que o monitor seja receptivo a um pedido de auxílio e esteja pronto a orientar em pesquisas e em acesso a sites”, explica o gestor Akira Shigemori.
A moradora da Vila Dignidade, Maria Aparecida Quarentes Duffek, de 86 anos, pretende utilizar os benefícios do programa para manter contato com familiares por meio das redes sociais. “Tenho muitos parentes que moram longe e sei que posso utilizar a internet para matar um pouco da saudade”, diz Maria Aparecida. O posto da Vila Dignidade conta com quatro computadores modernos com acesso livre à internet.

Acessa São Paulo

O Programa está em Itapeva desde 2002 e conta com mais de seis mil usuários cadastrados. Em 10 anos, foram contabilizados 67 mil acessos no posto na Estação Cultura e no da Vila Dignidade. “Na capacitação, tentamos mostrar qual a função do monitor, a missão do programa e como ele pode tornar o acesso à internet mais útil para população. O monitor precisa gostar de se relacionar com o público e ter vontade de ajudar”, complementa Akira.
O Acessa São Paulo permite que cada usuário utilize um computador conectado a internet no período de 30 minutos por vez, gratuitamente. Para ter acesso, é necessário realizar um primeiro cadastro apresentando documento de identidade. Os menores de idade precisam de autorização dos pais ou responsáveis para utilizar a internet.
Em 2011, todas as máquinas com mais de cinco anos de uso foram substituídas por equipamentos mais modernos. Além dos computadores, o Governo do estado disponibiliza a internet e a manutenção periódica das máquinas. “No posto do Acessa SP, é possível até realizar impressões simples, como de boletos, e comprovantes de pagamento”, destaca a monitora.

O posto do Acessa São Paulo funciona na Estação Cultura e na Vila Dignidade, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Mais informações

Posto do Acessa São Paulo (Estação Cultura)

Fone: 3522.3875


Fotos

Comentários

Deixe seu comentário:

É preciso fazer login para escrever um comentário. Identifique-se e comente.