Virtual Guia

Olá! Seja bem-vindo. Hoje é segunda-feira, 22/10/2018 11:05:24.

Ainda não é usuário? Cadastre-se. É Grátis! | Efetuar login

Categorias

Notícias

07/11/2012 Itapeva se despede do professor Luiz Duch

Por: Claudia de La Rua - Assessoria de Comunicação

Com 90 anos recém completados, o querido professor Luiz dos Santos Duch faleceu na última segunda-feira, deixando aos cidadãos itapevenses uma lição de amor e benevolência. Nascido em Itapeva, quando o município ainda levava o nome de Faxina, passou toda sua vida aqui. Em 1935, ingressou no Grupo Escolar Ginásio, onde posteriormente lecionou Ciências. Mesmo com as dificuldades da época, em que faltavam materiais pedagógicos e os laboratórios quase não possuíam aparelhos, Luiz Duch formou grandes alunos. “Quando andávamos pelas ruas da cidade, era comum que ex-alunos o parassem para contar sobre suas atuais conquistas. Muitos deles já ocupando profissão e cargo de destaque. Era nítido o quanto ele era lembrado com carinho”, conta o amigo Wilson Kasemodel, vice-provedor da Santa Casa de Itapeva, com quem Luiz Duch conviveu durante muitos anos.

Além da vida acadêmica, Luiz Duch prestou grandes contribuições às instituições da cidade, como o Asilo São Vicente de Paula e o Itapeva Clube, onde foi tesoureiro por muitos anos. Foi vereador e Presidente da Câmara Municipal de Itapeva e membro da mesa administrativa da Santa Casa, de 1969 até os dias atuais. “Sr. Luiz Duch foi eleito tesoureiro nessa época e depois participou sucessivamente das outras diretorias. Ele era atuante e participativo. Vinha diariamente à Santa Casa e mantinha-se informado sobre a rotina administrativa. A Santa Casa deve muito a ele, que teve parte da sua vida dedicada à Instituição”, lembra Wilson Kasemodel.

Luiz Duch tinha orgulho de pertencer a essa terra. Fazia isso na prática, participando voluntariamente do trabalho realizado por instituições filantrópicas que prestam serviço ao cidadão. Acompanhou de perto toda a evolução e o crescimento da Santa Casa, inclusive da reconstrução do prédio do Hospital após o terrível incêndio de 1943. Disse em certa ocasião: “as chamas daquele terrível acidente ainda estão gravadas na minha memória, bem como o trabalho incessante da população itapevense para reconstruir a parte que foi destruída pelo incêndio”.

“Tive uma convivência de quarenta anos com o Luiz. Conhecemo-nos quando ainda lecionávamos e construímos uma amizade de irmãos. Era uma pessoa excepcional, íntegro e inteligente. Foi um excelente professor. Aprendi muito com ele. Infelizmente chegou o dia da sua partida. Sua despedida foi bonita e seu trabalho foi reconhecido pela população. Sua presença nos fará falta”, Augusto Rios Carneiro, provedor da Santa Casa.



Uma homenagem dos amigos da Santa Casa de Itapeva

“A vida é como uma viagem de trem. Em algumas estações alguns sobem e outros descem. Não sabemos ao certo por quanto tempo nos acompanharão, mas, com certeza, durante esse lapso deixarão uma marca indelével em nós” Rosa Bohan


Fotos

Comentários

Deixe seu comentário:

É preciso fazer login para escrever um comentário. Identifique-se e comente.