Virtual Guia

Olá! Seja bem-vindo. Hoje é quarta-feira, 21/11/2018 02:08:31.

Ainda não é usuário? Cadastre-se. É Grátis! | Efetuar login

Categorias

Notícias

17/05/2012 Itapeva participa da 7ª Tropeada da região

Por: Tamara Freitas

Resgatar a história tropeira. Esse é o objetivo da tradicional tropeada, onde cavaleiros e muladeiros refazem o trajeto percorrido pelos primeiros tropeiros que estiveram na região. A sétima edição acontece entre os dias 18 e 27 de maio.

A saída será na sexta-feira, do município de Itararé, no Centro de Eventos, às 9h, com cerca de 150 participantes. Serão dez dias de passeio, num total de 360 quilômetros, por campos e florestas, onde a saga tropeira fincou suas raízes. Em cada cidade, novos cavaleiros se juntam ao grupo, que ao chegar ao destino somam 300 participantes. A chegada é prevista para o dia 26 de maio, em Sorocaba, no Largo do Divino e no domingo será realizado o encerramento da 45ª Semana do Tropeiro de Sorocaba, com mais de quatro mil participantes.

Durante o percurso, os tropeiros fazem paradas nos doze municípios que fazem parte do Caminho Paulista das Tropas, entre eles, Itapeva. A recepção será no sábado, dia 19, na Fazenda Ermelino Maschietto, onde haverá almoço e o pouso no Rancho dos Cavaleiros e Muladeiros. Atrações culturais, como música e dança, que remetem à tradição tropeira, serão apresentadas durante a estadia da tropa no município.

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, é parceira do evento e recebe a tropa. “É muito importante mantermos a tradição da nossa região. O tropeirismo faz parte da história de Itapeva”, diz Cassiano Tófolli de Oliveira, secretário municipal de Agricultura.


Fotos

Comentários

Deixe seu comentário:

É preciso fazer login para escrever um comentário. Identifique-se e comente.