Virtual Guia

Olá! Seja bem-vindo. Hoje é segunda-feira, 22/10/2018 10:31:43.

Ainda não é usuário? Cadastre-se. É Grátis! | Efetuar login

Categorias

Notícias

20/12/2012 Escola de moda e outros cursos formam profissionais

Por: Juliana

Cerca de 100 itapevenses, a maioria mulheres, começa uma vida nova neste mês. O Fundo Social de Solidariedade de Itapeva entregou, no dia 14 de dezembro, certificados que conferem a aptidão dessas pessoas para realizar diferentes serviços, como costura, corte de cabelo, manicure e culinária.

“Realizei o sonho da minha vida inteira”, exclamou a costureira Iria Cairac, que veio de Taquarivaí para participar do curso que lhe conferiu informações fundamentais para que possa seguir sua carreira. Aos 58 anos, ela exibia com orgulho o certificado que não pode receber há mais de 40 anos, quando ainda menina, por falta de condições financeiras, precisou abandonar um curso semelhante, na sua cidade.

A monitora Ana Maria de Jesus Santos, de 63 anos, diz que além de realizar sonhos, os cursos oferecem uma oportunidade de mudança de vida para as alunas. Segundo ela, o mercado de malharias absorve toda essa mão de obra e garante salários que chegam a R$ 1 mil. Além disso, as profissionais podem abrir seu próprio negócio e lucrar ainda mais.

O projeto Escola de Moda é um programa de qualificação profissional desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade de São Paulo e Secretaria de Estado do Emprego e Relação do Trabalho. A inauguração do Polo Regional de Moda aconteceu em junho deste ano em Itapeva.

Presente na cerimônia de entrega dos certificados, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Itapeva, Sônia Cavani disse que a iniciativa promove a capacitação e colabora para geração de emprego e renda. O Polo atende mulheres dos 17 municípios do Sudoeste Paulista com capacitações. A Escola de Moda oferece cursos gratuitos de costura industrial, nível básico e avançado.

Cursos – Além do Polo de Moda, o Fundo Social de Solidariedade entregou certificados para os demais alunos dos cursos oferecidos. Marilza Santiago conta que já está colocando em prática o que aprendeu n o curso Arte e Doçura e já está ampliando a renda mensal da família. “Adorei ter feito esse curso”, diz ela.


Fotos

Comentários

Deixe seu comentário:

É preciso fazer login para escrever um comentário. Identifique-se e comente.