Virtual Guia

Olá! Seja bem-vindo. Hoje é terça-feira, 30/09/2014 10:49:13.

Ainda não é usuário? Cadastre-se. É Grátis! | Efetuar login

Categorias

Notícias

16/07/2010 Entenda a diferença entre Licenciatura e Bacharelado em Ed. Física.

Até 2004 existia a Licenciatura Plena em Educação Física, que possibilitava ao formado atuar em todas as áreas do mercado de trabalho.

Entretanto, a partir de 2005 todas as Instituições de Ensino Superior tiveram que se adequar às novas resoluções que passaram à regimentar dois tipos de formação: Licenciatura e Bacharelado, cada uma para um campo específico de atuação.

Por isso, o coordenador dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, da Fafit, José Roberto Herrera Cantorani explica que a Licenciatura se destina a formação de professores capazes de identificar o conhecimento presente na área de Educação Física, e
saber planejá-lo e aplicá-lo com uma visão de compromisso social.

O coordenador conta também que o aluno de Licenciatura deverá ter a oportunidade de entrar em contato com a realidade escolar, cumprindo co-regência e regência de turmas ao longo de sua formação acadêmica, servindo esta estratégia como um dos momentos de avaliação da estrutura curricular de seu curso, procurando identificar coerência, pontos de convergência entre conteúdo programático das disciplinas e a realidade escolar encontrada pelo acadêmico em suas práticas de ensino.

Na Licenciatura (nova) o curso habilita unicamente para o Magistério do Ensino Básico, ou seja, aulas de Educação Física para o 1º e 2º Graus de acordo com a Resolução CNE/CP nº 1/2002, com a duração de 3 anos e carga horária de 2.800 horas.

Já o curso de Bacharelado em Educação Física, autorizado pela Resolução CNE/CES 7/2004, se destina à formação de profissionais de Educação Física, habilitando-o para todos os segmentos do mercado de trabalho no campo das atividades físicas e esportivas, exceto no Magistério da Educação Física no Ensino Básico. O curso tem duração de 4 anos e carga horária de 3.200 horas.

Cantorani esclarece que o Bacharel deverá estar comprometido com o conhecimento produzido na área de esportes, sabendo aplicar esse conhecimento tanto para equipes, quanto para atletas individualmente. “Contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento da ciência do esporte”, explica.

Para concluir, o coordenador diz que para obter o Bacharelado e a Licenciatura em Educação Física sem cursar 7 anos, as matérias estudadas no primeiro curso, podem ser aproveitadas, desde que haja compatibilidade de carga horária e conteúdo programático, sendo atribuídos, portanto, os créditos, notas e conceitos correspondentes. “É possível, como aqui na Fafit, por exemplo, iniciar pelo curso de Licenciatura e concluir ambos em 4 anos e meio”, explica.

O processo seletivo para o curso de Bacharelado em Educação Física será realizado no dia 01 de agosto e as inscrições poderão ser feitas do dia 16 à 30 de julho no site www.fafit.com.br, e no dia 31 de julho, na Central de Atendimento.

Vale ressaltar, que os alunos que já possuem a Licenciatura em Educação Física não necessitam fazer o processo seletivo. Devem apenas se matricular diretamente como portadores de diploma, entre os dias 02 e 04 de Agosto.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (15) 3531-8484 e 0800 773 4430.
Assessoria de Imprensa

Fafit – Faculdades Integradas de Itararé

BACHARELADO - 4 anos - Só não pode atuar em escolas, com aulas de Educação Física.

LICENCIATURA NOVA - 3 anos - Pode atuar exclusivamente em escolas com aulas de Educação Física.


Fotos

Comentários

Deixe seu comentário:

É preciso fazer login para escrever um comentário. Identifique-se e comente.