Virtual Guia

Olá! Seja bem-vindo. Hoje é quinta-feira, 22/02/2018 17:14:28.

Ainda não é usuário? Cadastre-se. É Grátis! | Efetuar login

Categorias

Notícias

27/07/2012 Educadores se formam em Conciliação e Mediação Escolar

Por: Tamara Freitas

Treze educadores do Sistema Municipal de Ensino se formaram ontem, 23 de julho, no Curso de Capacitação em Conciliação e Mediação Escolar organizado pelo Conselho Arbitral do Estado de São Paulo – CAESP.
O curso teve a duração de 60 horas e foi realizado em São Paulo.
A entrega dos certificados e o encerramento oficial aconteceu no gabinete da Prefeitura de Itapeva e contou com a presençatodos os cursistas; do prefeito de Itapeva, Luiz Cavani; do professor do curso, Adolfo Braga Neto; do secretário municipal de Governo e Negócios Jurídicos, Marcos Paulo e do presidente, vice-presidente e advogada do CAESP, respectivamente Carlos Telles Ferreira Netto, José Américo e Elaine Yamashiro.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Selma Cravo, o curso foi uma grande riqueza.
Para ela, o grupo foi muito produtivo, tanto pessoal como profissionalmente. “A partir de agora vamos elaborar um programa, discutir ideias para formatar e implantar esse curso no Sistema Municipal de Ensino”, frisou.
Para o secretário Marcos Paulo, lançando esta proposta, Itapeva está inovando.
Em seus depoimentos, os cursistas realçaram a importância do curso e as mudanças que já aconteceram em suas vidas – tanto profissional quanto pessoal.
Lúcia Stuart e Beatriz Machado enfatizaram que o curso veio de encontro às dificuldades enfrentadas no dia-a-dia. “Ele muito nos ajudará a solucionar os problemas diários”, destacou Lúcia. “Será uma ferramenta a mais para auxiliar os educadores”, completou Beatriz.
Talita Jacob de Carvalho apontou que é um avanço muito grande para Itapeva. “É a política da mediação e não da punição”, disse. “Um passo brilhante”, acrescentou.
Edna Castilho realçou que o curso suscitou um novo olhar para o conflito e as pessoas envolvidas.
O desejo de avanço, por necessidade de evolução, chamou a atenção do prefeito. “Vamos tentar deixar isso de forma institucional, dentro de um planejamento na Educação. Hoje há função social e temos que estar preparados para isso”, frisou. “Assim faremos a diferença, frutos virão”, completou.
Luiz Cavani atentou ainda para os resultados significativos em cada cursista. “O curso acabou indo muito mais além. Cada um reconheceu o engrandecimento pessoal. O que vem depois é o crescimento da sociedade, aplicando esse aprendizado”, afirmou.
Para ele o problema não nasce grande, basta ter o ‘feeling’ de observar antes que ele cresça. “Nós o tivemos. Hoje concluímos este curso com o grau de satisfação atingido. Este grupo vai nos favorecer ainda mais. Foi realmente uma bela cartada”, finalizou.
Mediação é o processo pacífico, em que um terceiro imparcial e independente auxiliar as pessoas a buscar soluções para seus conflitos, por intermédio do diálogo promotor da reflexão sobre suas respectivas realidades. Dado o caráter flexível que a mediação propõe, suas técnicas e/ou filosofia poderão ser usadas em diversos contextos.


Fotos

Comentários

Deixe seu comentário:

É preciso fazer login para escrever um comentário. Identifique-se e comente.