Virtual Guia

Olá! Seja bem-vindo. Hoje é sábado, 15/12/2018 05:19:55.

Ainda não é usuário? Cadastre-se. É Grátis! | Efetuar login

Categorias

Notícias

11/03/2010 Campanha de prevenção do colo uterino alerta as mulheres de Itapeva

Campanha de prevenção do colo uterino alerta as mulheres de Itapeva


No último domingo (07), a secretaria da Saúde de Itapeva através das Unidades Básicas de Saúde: CSI (Postão), Vila Aparecida, Parque São Jorge, Jardim Maringá e São Camilo permaneceram abertas das 9h00 as 16h00 para disponibilizar o exame preventivo (papanicolau) as mulheres que trabalham fora.

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (comemorado no dia 08 de março), todas as cinco Unidades distribuíram lembrancinhas, algumas promoveram café da manhã e outras ainda ofertaram gratuitamente corte de cabelo.

No total foram 214 exames preventivos realizados ao longo do último domingo. No CSI (40 exames), Vila aparecida (57), Parque São Jorge (43), Jardim Maringá (40) e no São Camilo (34). Neste mesmo dia, durante o tempo que as elas ficavam aguardando na sala de espera havia palestras educativas, alertando sobre a importância de fazer o exame de papanicolau anualmente.

“O câncer ginecológico (colo e mama) continua sendo um grave problema de saúde e apesar da queda nas taxas de mortalidade, ainda ocupa lugar de destaque como causa de óbito. Neste caso a prevenção continua sendo o melhor remédio para evitar problemas de saúde”, informa a enfermeira Janaina Miranda, que atuou na Unidade do Jardim Maringá.

No dia 07, as mulheres também foram alertadas sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis e a AIDS. Em relação às DTSs e AIDS estas vêm crescendo entre as mulheres e homens quase que na mesma proporção em todo país. Segundo a enfermeira Rosani Pontes, responsável pelo Serviço de Assistência Especializada em Moléstias Infecciosas – SAE e uma das coordenadoras da campanha, “a detecção precoce tanto do câncer como das DSTs e da AIDS é muito importante para a sobrevida das mulheres, sendo a prevenção através de exames regulares e através do uso de preservativos, atitudes valiosas na luta contra estas doenças”.

Para a dona de casa, Olinda de Paula Gonzaga, moradora da Vila Aparecida é importante que a mulher cuide da sua saúde. “Gostei de participar da campanha, durante a semana é muito corrido para a gente vir até a unidade e quando há esse tipo de oportunidade não temos desculpa de não participar”, diz Dona Olinda que na ocasião recebeu das mãos da Agente Comunitária de Saúde uma singela lembrança em homenagem ao seu “Dia”.

Jaqueline Martins


Fotos

Comentários

Deixe seu comentário:

É preciso fazer login para escrever um comentário. Identifique-se e comente.