Virtual Guia

Olá! Seja bem-vindo. Hoje é quinta-feira, 20/09/2018 10:18:34.

Ainda não é usuário? Cadastre-se. É Grátis! | Efetuar login

Categorias

Notícias

15/06/2011 Câmara presta homenagem ao Dia do Catador de Material Reciclável

Subscrita por todos os vereadores foi aprovada em plenário Moção de Aplauso pelo Dia do Catador de Material Reciclável, a esses brilhantes profissionais, que contribuem para o desenvolvimento de nosso país e atuam em defesa do meio ambiente. A Moção foi encaminhada à Coamari – Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itapeva.

No dia 07 de junho foi comemorado o Dia do Catador de Material Reciclável, um profissional que atua em um setor de grande relevância social e ambiental, um serviço público dos mais importantes, mas que na maioria das vezes não recebe o devido valor e reconhecimento. Essas pessoas têm a cada dia contribuído para dar uma nova cara para o município, ajudando em muito na questão ambiental.

Nos últimos anos aumentou o número de profissionais que atuam no setor de coleta de material reciclável, através de cooperativas e associações que buscam conquistar o reconhecimento de seu trabalho pelos governos e comunidades locais. Essas experiências têm se demonstrado alternativas viáveis de inserção sócio-econômica, pois têm como princípio básico o resgate da cidadania desses trabalhadores por meio da promoção de sua qualificação profissional e da implantação de infra-estrutura digna de trabalho que lhes garanta sustentabilidade econômica.

Apesar de alguns avanços, a situação ainda é crítica em relação à geração, coleta e destinação de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). De acordo com pesquisa divulgada no mês de maio pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o País gerou mais de 57 milhões de toneladas de resíduos sólidos em 2009, crescimento de 7,7% em relação ao volume do ano anterior.

No cenário atual, 43% do total de resíduos sólidos urbanos coletados no Brasil, que representam quase 22 milhões de toneladas, ainda são dispostos de forma inadequada, em aterros controlados ou lixões, que não garantem a devida proteção ambiental. Sabe-se ainda que no Brasil 50% do lixo é composto por materiais que podem ser reutilizados ou reciclados, o que significa renda e trabalho para mais de 800 mil brasileiros.

Dessa forma, reconhecendo o valor da atuação dessa categoria de profissionais em nosso município, que visa beneficiar o meio ambiente e a vida em sociedade, os vereadores consignaram em Ata Moção de Aplauso pelo Dia do Catador de Material Reciclável.


Fotos

Comentários

Deixe seu comentário:

É preciso fazer login para escrever um comentário. Identifique-se e comente.