Virtual Guia

Olá! Seja bem-vindo. Hoje é segunda-feira, 20/08/2018 08:19:41.

Ainda não é usuário? Cadastre-se. É Grátis! | Efetuar login

Categorias

Notícias

09/01/2012 Biblioteca Municipal de Itapeva bate recordes em 2011

Por: Tamara Freitas

Quase 28 mil. Esse é o número de atendimentos que a Biblioteca Pública Municipal Josina Vasques Ferrari, coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou no ano de 2011. Foram em média 2.312 pessoas, sendo 34 novos usuários, entre 508 empréstimos e 475 devoluções mensais. O acervo municipal é composto por livros de assuntos variados - literatura brasileira, literatura estrangeira, livros infanto-juvenis e juvenis, além de obras de referência, livros didáticos e revistas.

Os dados são comemorados pelos funcionários e pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, Davidson Panis Kaseker. “Além desse volume de atendimentos, tivemos também número recorde na aquisição de novos livros”, conta. “Cerca de 500 novos títulos foram integrados ao nosso acervo, entre comprados e doados”, completa o secretário. Os livros foram doados por meio de iniciativas de editoras contatadas pela Secretaria e de populares. Outros 60 livros foram restaurados, aumentando assim a vida útil dos mesmos. Entre as aquisições estão livros de arte, fotografia, design, música e dança, entre outros, que enriquecem a cultura da população itapenvense. “Quem visitar a Biblioteca Municipal irá se surpreender com a quantidade de volumes nessas áreas”, conclui Kaseker.

Vale lembrar, ainda, que os títulos repetidos, ou os que não são de interesse do acervo municipal, são distribuídos entre as outras unidades, como a Sala de Leitura Prof.º Euflávio Barbosa, no Conjunto Habitacional Paulina de Morais (CDHU) e entidades, como a Comunidade Terapêutica Mãe da Vida.

Para empréstimo domiciliar de livros, o leitor precisa se cadastrar na Biblioteca, levando RG e comprovante de residência. Os livros podem ser emprestados por até uma semana, e se for necessário o empréstimo pode ser prorrogado.

A Biblioteca Municipal desenvolve também atividades lúdico-literárias, como o Café Literário, um evento que acontece sempre na segunda quarta-feira do mês, na Estação Cultura, a partir das 20h, enfocando os grandes autores da literatura brasileira. A celebração do autor e de sua obra se dá por meio de apresentações de várias linguagens artísticas, englobando teatro, música, dança, canto coral e recital literário. O projeto se insere dentro do Programa Mais Leitura, iniciativa de âmbito municipal voltado para o incentivo da formação de leitores.

Outro programa é o Viagem Literária, programa realizado desde o ano anterior em Itapeva, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura, que visa democratizar o acesso à cultura ao promover o contato entre escritores e o público, além de estimular o prazer da leitura e formar novos leitores. Possui cinco módulos, sendo: Bate- papo com o Escritor: Literatura para Todos, Contação de Histórias, Bate-papo com o Escritor: Literatura Infanto-juvenil, Bate-papo com o Escritor: Leituras Escolhidas e Oficina de Criação Literária.

Outro dado de grande importância é o número de atendimentos realizados pelo Acessa São Paulo, também localizado no prédio da Estação Cultura. Foram 13.556 acessos à internet em 2011. O Acessa SP é o programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo. Os acessos são gratuitos e livres e tem como objetivo acabar com a exclusão digital, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual do cidadão.

Os interessados podem visitar a Biblioteca de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e aos sábados, das 8h às 17h. O Acessa SP funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Ambos se encontram na Avenida Mário Covas, 269, Centro.


Fotos

Comentários

Deixe seu comentário:

É preciso fazer login para escrever um comentário. Identifique-se e comente.