Virtual Guia

Olá! Seja bem-vindo. Hoje é sábado, 18/08/2018 06:59:55.

Ainda não é usuário? Cadastre-se. É Grátis! | Efetuar login

Categorias

Notícias

06/07/2012 Após implantação do EPV, EM Profª Auta Rolim apresenta resultados‏

Por: Alene Santos

No último dia 21, a formadora do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) e autora do material Estudar pra Valer (EPV), Zoraide Inês da Silva, visitou a EM Profª Auta Rolim. Na oportunidade, Zoraide conferiu os resultados alcançados pela unidade escolar após a implantação do EPV.
O EPV é um material de apoio que se organiza por meio de projetos de leitura e produção de texto, entendidos como um conjunto de atividades que se desenvolvem em torno de um eixo temático, de um suporte de textos e de um gênero discursivo ou de tarefa prática. O projeto tem por objetivo ser compartilhado por todos os envolvidos e, na maior parte das vezes, destinar e divulgar, dentro e fora da escola um produto final.
Localizada na Vila Santa Maria, a unidade escolar, adotou o EPV em 2008 com a formação de gestores e educadores no CENPEC.
Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Lucimara Rocha de Oliveira, a busca por um material que viesse de encontro com as necessidades das crianças foi o ponto de partida para a aquisição do projeto.
Neste ano o trabalho fecha seu primeiro ciclo e, de acordo com a diretora da escola, Ana Claudia Pupo, bons resultados já podem ser apontados. “Deixamos de ser uma escola prioritária e elevemos significativamente nossos índices de desenvolvimento”, contou Ana.
“As crianças hoje apresentam uma oralidade bastante desenvolvida, se comunicam com muita facilidade compreendendo e se fazendo compreender”, completou.
Ainda conforme Ana Claudia, bons resultados também podem ser vistos na produção escrita, onde, em alguns anos atrás, boa parte dos alunos eram alfabetizados ao final do fundamental I (4ª série). “Hoje a maioria dos alunos saem alfabetizados no 2º ano finalizando esse processo no 3º ano”, explicou.
Todo esse trabalho pôde ser visto por Zoraide durante uma exposição organizada na escola. A mostra foi visitada também pela coordenadora geral dos anos iniciais, Maria Helena Melo Neves; pela supervisora de ensino, Maria Lúcia Camargo Ferreira e por todos os professores e alunos que puderam compartilhar e apreciar os trabalhos realizados por toda a comunidade escolar.
O Material do EPV é de autoria do CENPEC com a parceria da Fundação Volkswagen.


Fotos

Comentários

Deixe seu comentário:

É preciso fazer login para escrever um comentário. Identifique-se e comente.