Virtual Guia

Olá! Seja bem-vindo. Hoje é sábado, 20/12/2014 07:40:20.

Ainda não é usuário? Cadastre-se. É Grátis! | Efetuar login

Categorias

Notícias

23/12/2010 22 cadeirantes de Itapeva são contemplados com novas cadeiras de roda.


Na tarde da última quinta-feira, 16 de dezembro, 16 cadeirantes compareceram no Centro de Diagnóstico de Itapeva (antigo NGA) para fazer uma avaliação através da empresa responsável pela confecção das cadeiras de rodas.

Na ocasião, os técnicos ortopédicos, Marco Aurélio Muniz e Paulo Bragante da empresa situada em Osasco, juntamente com a terapeuta ocupacional, Renata Apª. Conejo do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (conhecido como Hospital Regional), acompanharam a avaliação e medição de cada paciente.

De acordo com a assistente social, Fabiana Perez Botelho responsável pelo Serviço de Assistência Social em Saúde, criado pelo atual gestor, Marco André D’Oliveira havia paciente que já estava há mais de um ano na espera por essas cadeiras de rodas.

“As cadeiras são fornecidas pela Secretaria Estadual da Saúde, através de uma parceria com a Rede de Reabilitação Lucy Montoro. O nosso trabalho foi entrar em contato com os contemplados, que já estavam inscritos e verificar se todos realmente precisavam dessas cadeiras e agendar uma data para que a empresa responsável pela confecção viesse à Itapeva, já que, facilitaria e muito no descolamento dos cadeirantes”, conta.

A Rede de Reabilitação Lucy Montoro, com suporte do Hospital Regional de Sorocaba deve garantir o atendimento da fila de cadeiras de rodas. A lista de espera foi levantada pela Diretoria Regional de Saúde (DRS-16) que inclui pessoas de Sorocaba e outros 47 municípios da região, inclusive Itapeva.

Naquele dia, Dona Dirce Rodrigues Camargo, mãe de Weliton de 17 anos e moradora do bairro Itapeva E estava feliz em constatar que o filho enfim ganharia uma cadeira de roda feita sob medida. “Estou na espera há meses por esta notícia. A cadeira de roda vai ajudar no tratamento, porque ele não consegue ficar sentado, precisava de uma cadeira própria. Além disso, a saúde do Weliton vai melhorar, vamos poder passear e ele não vai mais ficar só no quarto”, diz sorridente.

Segundo a assistente social, a secretaria da Saúde de Itapeva disponibilizou o espaço e forneceu o transporte para aqueles que necessitavam de um veículo adequado para chegar até o Centro de Diagnóstico. “Vou visitar os seis pacientes ausentes que não compareceram hoje, para que sejam remarcados e não percam a possibilidade de ganharem essas cadeiras”, diz Fabiana.

A próxima data para a medição será no dia 13 de janeiro de 2011, mas dessa vez na cidade de Sorocaba. “Caso alguns desses pacientes não possam ser transportados em veículos particulares, a secretaria da Saúde de Itapeva irá disponibilizar a ambulância até o Hospital Regional”, conta.

O prazo de entrega das 22 cadeiras já está agendado para o mês de fevereiro de 2011. Segundo o técnico ortopédico Paulo Bragante, a empresa tem este tempo para confeccionar a cadeira e fazê-las adaptadas para cada tipo de mobilidade.

Aos interessados em saber mais pode procurar pelo Serviço de Assistência Social em Saúde, localizado na Praça Esperidião Lúcio Martins, S/N (nas instalações do CSI – Postão) ou ligar para o telefone: 3521 1717.


Fotos

Comentários

Deixe seu comentário:

É preciso fazer login para escrever um comentário. Identifique-se e comente.