Virtual Guia

Olá! Seja bem-vindo. Hoje é quarta-feira, 21/11/2018 18:22:30.

Ainda não é usuário? Cadastre-se. É Grátis! | Efetuar login

Categorias

Eventos

19/12/2009 Evento


Foi um sucesso o evento que premiou os melhores do ano de 2009, na responsabilidade ambiental.

O evento que premiou os melhores do ano de 2009 na responsabilidade ambiental conseguiu atrair para o Centro de Educação Ambiental Avelino Peixe Filho “Sala Verde” de Itapeva/SP, um expressivo número de pessoas interessadas na causa da sustentabilidade ambiental e planetária. Representantes locais, regionais e interestaduais dos setores público, privado, de ONGs e das comunidades estudantil participaram do evento.
Diversas autoridades estavam presentes para prestigiar a premiação, entre eles o Sr. José Aurélio Boranga, presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitário Ambiental, a Srta Audrey Markutis diretora Técnica de meio ambiente da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, representando o Secretário Xico Graziano, vereador Marmo Fogaça, representando o Poder Legislativo de Itapeva, Sr. Antonio Loureiro SecretÁrio da Juventude Esportes e Lazer, representado o poder Executivo, Sr. Hamilton Gianfratti delegado Seccional de Itapeva, Sra. Terezinha de Jesus Morais Vasconcelos Silva, diretora das rádios FM Cristal e Clube e o Sr. Tadeu França Diretor da Sabesp Itapetininga. O Evento foi apresentado pelo biólogo Marcelo Tonini e pelo professor Paulo Saponga que convidaram os homenageados do ano para receberem das mãos das autoridades presentes a premiação.


Os melhores do jornalismo ambiental. O Prêmio da categoria reconheceu as empresas de comunicações que mais publicaram matérias sobre o meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Premiados as empresas e os jornalistas em uma das categorias do concurso. São elas:
Jornalismo Impresso/ Texto Jornal, regional
Empresa: A Gazeta Noticias (Itapeva).
Jornalista: Manoel Messias Junior
Jornalismo Impresso/ Texto Revista, regional
Empresa: Impacto (Itararé).
Jornalista: Américo José Giordano.
Rádio jornalismo, regional;
Empresa: FM Cristal e Radio Clube (Itapeva).
Radialista: Francine Rodrigues Almeida
Telejornalismo, regional
Empresa: TV Tem (Itapetininga).
Repórter: Tiago Ferretti
Web jornalismo/ Texto/Imagem/Áudio, regional.
Empresa: Portalitapeva.com (Itapeva).
Após o recebimento do prêmio, Viviane Donini Campolim Silva, Editora Chefe da A Gazeta falou: “Ficamos muito honrados por receber este prêmio. Até pensávamos que iríamos dividir o prêmio com outras empresas. Para nós foi uma grata surpresa saber que fomos a única empresa de jornal escolhida. Só posso agradecer a toda nossa equipe que não mede esforços em levar noticias sobre o meio ambiente a toda população”.
O Sr. Tadeu França falou que: “Diante da realidade que estamos vivendo, faz-se necessário à atuação da Educação Ambiental na formação de cidadãos conscientes, que saibam conviver em harmonia com a natureza e possam retirar dela seu sustento. O homem sugou e continua sugando a terra, sem refletir que precisa devolver a ela tudo o que dela retira; existem pessoas que ainda não tem o costume de separar lixo, reciclar, preservar e produzir hortas naturais, e o trabalho desenvolvido pela Fundação Planeta Terra em parceria com a Sabesp e outras instituições esta sendo importante para levar a essas pessoas, informações ambientais”.
“A consciência ecológica é de fundamental importância na formação de um aluno que será um formador de opinião em um futuro próximo. Com isso podemos dizer que a Fundação Planeta Terra está desenvolvendo um importante papel na formação dessas crianças, proporcionando uma Educação sócio-Ambiental, e atuando junto ao município. Quem sabe esse projeto será o primeiro de muitos em Itapeva e em outras cidades, porque esse espaço é do povo, é para Itapeva e região”. Falou a Srta Audrey Markutis diretora Técnica de meio ambiente da Secretaria de Estado do Meio Ambiente
Para o Sr. José Aurélio Boranga, o Prêmio melhores do ano na Responsabilidade Ambiental, tem uma importância muito grande: “Esta é a oportunidade de homenagearmos não só as pessoas que trabalham especificamente na preservação do meio ambiente, mas também pessoas que se preocupam com o desenvolvimento econômico do Estado, aliando seu trabalho à práticas ambientalmente corretas”.salientou Boranga.
O Prêmio “Empresas e Empresários com Responsabilidade no Desenvolvimento Sustentável”, reconheceu as empresas e empresários que mais se destacaram na construção do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, apoiando ações promovidas pelo CEA APF Sala Verde. Foram premiados as empresas e os empresários de todo território nacional. São elas:
Empresa: Sguario (Itapeva)
Empresa: Lafarge (Itapeva)
Empresa: Votorantim Cimentos Brasil (Itapeva)
Empresa: Sabesp (Itapetininga)
Empresa: América Latina Logística – ALL
Empresa: Super Base & Concresul (Itapeva);
Empresa: Miraluz (Sengés/PR)
Empresa: Valor Florestal (Jaguariaiva/PR);
Empresa: Cerâmica Itapeva do Taquari
Empresa: F.M. Rodrigues & Cia Ltda
Empresa: CATI (Itabera)
Empresa: Mineração Itapeva
Empresa: Wilson Camargo Bueno ME (Itapeva)
O senhor Wilson Camargo Bueno, falou: “Estamos muito orgulhosos de receber esse Prêmio. Para nós representa muito afinal, a gente tem tido diversas atividades focando em meio ambiente”.
O Prêmio “Guardiões da Terra” reconheceu as escolas, alunos, diretores e professores que mais se destacaram na construção do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Os ganhadores são:
Categoria Escola Municipal: EM José Lopes Fernandes
Categoria Escola Estadual: EE Zulmira de Oliveira
Categoria Escola Particular: Colégio Leme
Categoria Professora: Nazira de Cássia Barros
Categoria Aluno: Mateus Henrique Alves da Mota (EM Franco Montoro). Recebeu um DVD Cezar World
Categoria Diretora: Zenice Santos Barbosa (SÉSI);
“O Prêmio Guardiões da Terra é algo que toda e qualquer Unidade de Ensino deseja muito conquistar. Esse ano tivemos a grata surpresa de sermos escolhidos. Agradeço aos alunos, professores, funcionários, coordenadores e vice diretoria do Zulmira pela brilhante atuação nos eventos ambientais ”, disse Luiz Augusto de Souza Pereira
O Prêmio “Agentes Políticos com Responsabilidade no Desenvolvimento Sustentável” destacou atuações legislativas, executivas ou vontade política nas ações de conservação ambiental, reconheceu os agentes políticos que participam ativamente em sua cidade ou na região e apoiaram ações promovidas pelo CEA APF Sala Verde, na construção do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Os premiados do ano de 2009 são:
Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitário Ambiental (ABES), Sr. José Aurélio Boranga
Vereador de Itaporanga, Sr. Hudson Torigoe de Moura
O Prêmio “Instituições com Responsabilidade no Desenvolvimento Sustentável” reconheceu as instituições que mais apoiaram ações promovidas pelo CEA APF Sala Verde, na construção do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Foram premiadas as instituições de toda região de Itapeva. São elas:
76ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil
Câmara Municipal de Itapeva
Instituição: Delegacia Seccional da Polícia Civil (Itapeva)


“Foi um prêmio merecedor, pelo trabalho que a gente vem desenvolvendo já há algum tempo. Nossa equipe é formada por pessoas guerreiras que atuam muito forte no nosso meio ambiente e o prêmio veio coroar nosso trabalho”. Disse Hamilton Gianfratti.

O vereador Marmo Fogaça, falou em nome dos vereadores, agradecendo e afirmando a alegria de estar naquele momento participando de um evento importante. “Fico muito feliz em ver nesta noite tantas pessoas formadoras de opinião que tem ajudado a construir um meio ambiente mais justo e igualitário a todos, sendo homenageadas, pessoas que desenvolvem um trabalho em prol do desenvolvimento da nossa região”, afirma.

Instituição: Juizado Especial Criminal (JECRIM Itapeva)

O Prêmio Amigos da Terra reconheceu as os profissionais que ajudam de forma gratuita através, de palestras, aulas e serviços em projetos de educação ambiental, meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Os ganhadores foram
Sr. Marcelo Tonini (biólogo/Sguario)
Sr. Roberto Hebert Gretz (Escritor
Roberto Luiz Abud (Médico Infectologista)
Rodney Lester Abud (Médico pediatra)
Maride Campolim representando Ceres Campolim
Silvia Carvalho Pinheiro (Engenheira Florestal)
Dagoberto Mariano César (Eng. Agrônomo)
Rafael Leonard Campolim Moraes (Eng. Agrônomo)
Saulo Chrischner Lopes (Técnico Meio Ambiente)
Jorcien Luiz Zeque (Técnico Meio Ambiente)
Cornélia Petronilhia Gorski (Bióloga/Itararé)
Rita representando Mateus Baronio (Biólogo/Austrália)
Maria Inês Camargo Baltazar (Policia Civil)
Micheli Augusto Leite (Universitária)
Madalena Ferreira (Jornalista)
Renata Madureira C. Santos de Almeida (Advogada)
Letícia Pereira Oliveira (Estudante)
Benedito Ferraz (Aposentado/mateiro)
Luiz Matias (Funcionário Publico)
Eliana Correa Prestes (Gerente Técnica/Saúde)
Samantha Eloriaga Aeti Oliveira (Engenheira Florestal)
Yoshiro representando sua esposa Gratia Nagao
Wlademir Wilson de Mattos (Historiador)
Dagoberto Mariano César
Em seguida, o Presidente do Sindicato Rural Patronal de Itapeva, Dagoberto Mariano César falou da importância de se plantar árvores em toda cidade e o cuidado que se deve ter com o meio ambiente. "Essa iniciativa é muito importante para os dias que estamos vivendo. Temos que plantar árvores para que as futuras gerações tenham uma boa qualidade de vida e envolver os nossos alunos nessas atividades é realmente muito bom”.
Sr. Gilmar Moraes de Lima (Contador)
Sra. Eliana Chueri (Jornalista)
Sr. Sérgio Eleutério da Silva Neto (Médico Infectologista)
Por fim foi anunciada a última grande premiação do dia, O Certificado “Vereador Avelino Peixe Filho de Meio Ambiente”, o prêmio da categoria destacou ações comunitárias que uniram geração de renda e conservação ambiental, reconhecer os cidadãos que participam ativamente do desenvolvimento sustentável de suas comunidades. No ano de 2009 o premiado foi:
José Lúcio Bicudo (Catador de recicláveis, 84 anos de idade)
Duas cesta básicas foram doadas pelo Sr Arley e Ditão do Cofesa, receberam o Sr. Lucio e o Sr. Matias
Todas as mulheres que trabalharam para que o evento fosse realizado com sucesso, foram homenageadas com um buque de flor, Srta Audrey Markutis, entregue pela Sra Maria Madalena Ferreira, Sra Jane Marcia S.O. Comeirão, entregue pela Sra Helena Gretz do Prado, Sra Elizabete Ap. Pereira de Oliveira, entregue por Sra Nair Pimentel Oliveira, Célia Pontes Pedroso, entregue Sra Terezinha de Jesus Morais V. Silva, Sra Jaqueline Valquíria Rosa, entregue pela Sra Rita de Cássia Almeida Pereira.
E entre aplausos e lágrimas findou a premiação mais importante do setor. Agora a Premiação de Responsabilidade Ambiental 2009 está oficialmente encerrada e, profissionais e empresas, terão a chance de interagir em busca do crescimento e fortalecimento. Eles têm um ano para trabalhar por um mundo melhor. A Fundação Planeta Terra e suas parceiras estarão de olho, quem serão os nomes premiados de 2010? (Fonte: Site da Fundação da Planeta Terra).


Fotos

Comentários

Deixe seu comentário:

É preciso fazer login para escrever um comentário. Identifique-se e comente.